Rádio Web Ferraz

Últimas notícias

Cresce casos de HIV em Conceição do Coité; maioria são jovens



 A infecção pelo HIV e a aids ainda são problemas de saúde pública no país. Comparando os anos de 2020 e 2022, o número de casos de infecção pelo HIV aumentou 17,2% no Brasil.

Em Conceição do Coité, região sisaleira, a jornalista Rafaela Rodrigues fez uma.pesquisa junto á Secretaria de Saúde do município e constatou que, 55 casos são acompanhados pelo órgão. No ano passado, foram registrados 49 diagnósticos positivos.De acordo com a enfermeira e coordenadora da Vigilância Epidemiológica de Coité, Maria Alice Sampaio, além desses, outros pacientes fazem tratamento em cidades vizinhas, sendo possivel o número de coiteenses com HIV ser ainda maior.

“Existe uma quantidade de pacientes que fazem acompanhamento diretamente em outros municípios. Em Coité, o fluxo de tratamento acontece com o envio do paciente para Serrinha afim de realizarem o atendimento no Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA)”, explica.

A enfermeira relatou ainda que a faixa etária de casos de HIV é de 20 a 45 anos.  Ela faz um alerta!

“Maioria são jovens! A principal forma de transmissão é por relação sexual, então o que nós orientamos é o uso do preservativo. E para os que já estão infectados, não abandonar o tratamento” , relata.A profissional informou que os testes são ofertados nas unidades de saúde, especificamente na sala da Vigilância Epidemiológica.

“Somos responsáveis pela cobertura de exames, transporte e destruição dos medicamentos. A partir do diagnóstico positivo, sempre cobramos dos pacientes para fazer o uso adequado das medicações”, finaliza.

A VIEP não informou dados sobre registros de outras infecções sexualmente transmissíveis

IST

As Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST) são causadas por vírus, bactérias ou outros microrganismos. Elas são transmitidas, principalmente, por meio do contato sexual (oral, vaginal, anal) sem o uso de camisinha masculina ou feminina.