Rádio Web Ferraz

Últimas notícias

Ex-presidente Lula entra com ação judicial contra revista “Veja”


O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva entrou  com ação judicial por reparação de danos morais contra os responsáveis pela matéria de capa da revista “Veja” publicada no dia 25 de julho nesta quarta-feira (29), informou por meio de nota a assessoria do Instituto Lula.
Os alvos da ação são Robson Bonin, Adriano Ceolin e Daniel Pereira, que assinam as reportagens de capa da edição 2.436, além do diretor de redação Eurípedes Alcântara. A publicação afirma que o ex-presidente e acionista da construtora OAS, Léo Pinheiro, estaria negociando acordo de delação premiado na Lava Jato para denunciar crimes que envolveriam Lula.
Na nota enviada a imprensa, o Instituto Lula afirma que a revista “repete práticas comuns a “Veja”: mente, faz acusações infundadas e sem provas, apresenta ilações como se fossem fatos, atribui falas e atos, não tem fontes e busca atacar, de todas as formas, a honra e a imagem do ex-presidente Lula”.
Os advogados de Lula destacam na ação que “o texto é repugnante, pela forma como foi escrito e pela absoluta ausência de elementos que possam lhe dar suporte”. A peça reafirma também que, de acordo com jurisprudência do Superior Tribunal de Justiça, “a liberdade de comunicação e de imprensa pressupõe a necessidade de o jornalista e/ou o veículo pautar-se pela verdade”.