Rádio Web Ferraz

Últimas notícias

Indonésia começa preparativos para execução de segundo brasileiro

A Indonésia deu início aos preparativos para a segunda onda de execuções de condenados à morte; entre os dez prisioneiros na lista de possíveis executados está o brasileiro Rodrigo Muxfeldt Gularte, 42.
Nesta quinta-feira, dia 23, representantes das embaixadas que têm cidadãos no corredor da morte foram notificados pelo governo indonésio a comparecer no sábado, dia 25, à prisão de Pasir Putih, que fica no complexo de prisões de Nusakambangan, em Cilacap (a 400 km de Jacarta, capital do país).
A Embaixada do Brasil em Jacarta foi uma das notificadas, assim como as da Nigéria e da Austrália. Um diplomata brasileiro já está em Cilacap, tal como a prima de Rodrigo, Angelita Muxfeldt.
O governo da Indonésia ainda não anunciou a data de execução, mas a convocação sugere que a pena capital deve ser levada a cabo na próxima semana. Isso porque, pela legislação do país, os prisioneiros e seus representantes (advogado e embaixada) devem ser informados com 72 horas de antecedência sobre a execução, que se dá por fuzilamento.
O anúncio foi feito depois que a mais alta corte do país rejeitou mais apelações de prisioneiros do grupo. Ainda falta analisar uma apelação, de um prisioneiro indonésio.
Mais da metade dos 10 prisioneiros que foram condenados à morte é de nacionalidade estrangeira. Além do brasileiro, há prisioneiros da Austrália, França, Filipinas e Nigéria.