Rádio Web Ferraz

Últimas notícias

Mais de 20 cães e um jabuti são abandonados numa casa em Ipitanga







ONG realiza mutirão e vacina 22 cães que eram mantidos presos em casa
Liminar garante acesso de ativistas

Um mutirão de vacinação - garantido por uma liminar dada pela Justiça - atendeu, na segunda-feira (14), a 22 cães, que vivem em uma casa abandonada no bairro de Ipitanga em Lauro de Freitas.

Os ativistas da ONG Terra Verde Viva tiveram trabalho para imobilizar os cães durante a vacinação, principalmente os animais que permanecem em um canil nos fundos da casa. "Esses animais nasceram aqui. Muitos nunca foram na rua e por isso demonstram perfil de agressividade", explica o veterinário Damião Moreira, voluntário na ação.

Após denúncias de vizinhos e uma série de veiculações na imprensa, a dona do imóvel, Rita de Souza - que havia viajado e abandonado os animais sem água e comida - proibiu o acesso dos ativistas ao local. 

Desde então, os animais voltaram a ficar sem nenhum tipo de assistência médico-veterinária, além de alimentação regular. Diante disso, A ONG Terra Verde Viva entrou com um pedido de liminar na Justiça, concedido quarta-feira (9). O documento autoriza o acesso dos protetores, que voltam a cuidar dos animais.  

Pelo mesmo caso, Rita de Souza já responde processo por crime de maus tratos, movido pela advogada e vereadora Ana Rita Tavares (Pros), baseado na Lei 9605/98. "A nossa expectativa agora é a conclusão do processo para que possamos ser autorizados a disponibilizar esses animais para adoção", anseia a ativista.